Neste momento em que o mundo todo ainda enfrenta a pandemia da COVID-19 e as incertezas da decorrentes da mesma, profissionais de diversas áreas precisam trabalhar de suas residências. Ao mesmo tempo, diversas empresas estão reorganizando suas formas de trabalho e revisando suas políticas para reconhecer a necessidade do trabalho remoto (home office). Neste contexto, estudos teóricos e empíricos sobre tecnologias colaborativas e seus impactos na sociedade tornam-se ainda mais importantes. O Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) é o evento que visa agregar pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, com interesse em temas relacionados a tecnologias colaborativas. Alguns exemplos dessas tecnologias incluem ferramentas de comunicação, como videoconferência, ferramentas de redes sociais e blogs, ambientes de aprendizado online e colaborativo, ambientes de desenvolvimento distribuído de software, sistemas de compartilhamento de arquivos, mundos virtuais, editores cooperativos, ferramentas de inteligência coletiva e sistemas de gestão de conhecimento.
O SBSC é promovido anualmente pela Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ele sempre teve como objetivo central promover discussões que envolvam, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias colaborativas, a investigação de como a colaboração mediada pelas diferentes tecnologias ocorre na prática, e a aplicação dessas tecnologias em diversos domínios. Além disso, a discussão sobre tecnologias colaborativas é multidisciplinar e pode se valer da contribuição de diversas subáreas da Computação, tais como Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos etc. As subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística etc. podem ampliar as discussões de questões não técnicas da Computação. Assim, os estudos de tecnologias colaborativas discutidos no SBSC podem envolver aspectos sociais, técnicos e organizacionais sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para o uso, desenvolvimento e os impactos de tecnologias colaborativas em organizações, comunidades e na sociedade.
Em 2021, esperamos realizar o XVI SBSC de maneira presencial. Entretanto, reconhecemos que este é um momento de muitas incertezas sobre o futuro. Assim, a organização do SBSC 2021 não descarta a possibilidade de que o mesmo ocorra de maneira online ou mesmo híbrida (parte presencial e parte online).
O SBSC 2021 dará continuidade ao Workshop de Colaboração Online (WCO) a ocorrer, em formato virtual em 2020 (http://www.wco2020.nce.ufrj.br/). O Workshop de Colaboração Online tem o objetivo de reunir a comunidade de pesquisadores, organizações, instituições de ensino e empresas interessadas no tema de Colaboração Online, fomentando a troca de experiências, criação de redes de colaboração e desenho de pesquisas nas áreas de Sistemas Colaborativos e Computação Social, tendo como foco a colaboração multidisciplinar realizada de forma virtual. Algumas das atividades iniciadas no WCO continuarão no SBSC 2021, em particular a discussão sobre os Grandes Desafios em Sistemas Colaborativos que ocorrerá em um workshop específico para este tema. Mais informações sobre os Grandes Desafios serão divulgados em uma chamada separada.
Neste contexto, convidamos os pesquisadores a submeter artigos ao SBSC 2021 que relatem pesquisas nos seguintes tópicos, relacionados à colaboração e a tecnologias colaborativas (lista não exaustiva):
- Investigações empíricas: Achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais.
- Práticas sociais e colaborativas: Caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo práticas de trabalho e práticas sociais.
- Ultrapassando Barreiras: Estudos, protótipos e outras investigações que exploram as interações entre disciplinas, distância, línguas, gerações e culturas, para ajudar a entender melhor como transcender as fronteiras sociais, temporais e espaciais.
- Mineração e Modelagem: Estudos, análises, algoritmos e infraestruturas para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade.
- Teorias e modelos: Análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos, etc), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos.
- Metodologias e Ferramentas: Novos métodos ou combinações de abordagens e ferramentas utilizadas na construção de sistemas e na pesquisa de sua utilização.
- Projeto de Sistemas: Hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais.
- Computação social e de multidão (crowd computing): Estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, inteligência coletiva, mundos virtuais e busca coletiva de informação.
- Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos: Incluindo sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, aprendizagem, colaboração global e outros domínios.
- Sistemas Colaborativos e computação social para populações carentes: Estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para as comunidades de usuários idosos, deficientes, de baixa renda e usuários de comunidades carentes.
- Sistemas colaborativos baseados em tecnologias emergentes: Computação móvel e ubíqua, motores de jogos, mundos virtuais, tecnologias multi-toque, novas tecnologias de exibição, reconhecimento de gestos e visão, big data e data analytics, MOOCs, mercados de trabalho de multidão, sistemas de redes sociais e sistemas de detecção.
- Tipos de Submissão
Buscando renovação as formas de interação e apresentação de trabalhos, o SBSC 2021 receberá trabalhos em diferentes vertentes, alinhadas com o desenvolvimento das pesquisa. Para cada vertente serão propostas formas diferentes de avaliação dos artigos submetidos. De maneira similar, formas de apresentação diferentes do modelo tradicional também poderão ser adotadas. O objetivo global é fortalecer o evento como uma oportunidade de feedback e aprendizado, onde as pesquisas não são apenas apresentadas, mas discutidas de forma concreta, problemas são abordados e soluções são propostas.
Os artigos submetidos para o SBSC 2021, não devem ter sido submetidos simultaneamente a nenhum outro fórum (conferência ou periódico), nem publicados em outros lugares, exceto para a vertente Pesquisas finalizadas aceitas/publicadas. A revisão dos artigos submetidos será as cegas e, portanto, nenhuma identificação dos autores deverá estar presente no artigo submetido.
- Desenho de pesquisa
O objetivo desta vertente é avaliar/discutir o planejamento ANTES da realização do estudo, reforçando e contribuindo para a robustez da pesquisa a ser realizada. Não são esperados resultados, mas planos de pesquisa, formas de execução, métodos adotados, etc.
Artigos com até 6 páginas que apresentem um projeto de pesquisa, com ideias, teorias, modelos, resultados experimentais originais e outras contribuições técnicas para a pesquisa na área de Sistemas Colaborativos. Os artigos serão avaliados segundo critérios como relevância, originalidade, qualidade da apresentação, entre outros. Espera-se que nestes artigos estejam claros o problema de pesquisa investigado, a solução proposta, a forma de avaliação, os resultados obtidos e a comparação com trabalhos relacionados.
- Pesquisas em andamento
O objetivo desta vertente é discutir pesquisas que estejam em andamento com resultados iniciais, porém ainda não tenham resultados sólidos. Através da discussão, espera-se ajudar a resolver quaisquer problemas enfrentados pelos pesquisadores. São esperados relatos de pesquisa executada, resultados parciais, questões e problemas encontrados (situações onde a pesquisa “empacou”), etc.
Artigos com até 8 páginas que apresentem pesquisas em andamento. Deve ser apresentado o contexto de trabalho e o problema em investigação, bem como objetivos, proposta de solução, metodologia, fundamentação, trabalhos relacionados, forma de avaliação dos resultados e conclusões preliminares. Estes artigos serão criticados por pesquisadores durante o evento, contribuindo assim para o aumento de sua qualidade, o estabelecimento de parcerias e a identificação de trabalhos complementares. Artigos sobre pesquisas em andamento submetidos em inglês serão revisados por, pelo menos, 1 pesquisador da comunidade internacional.
- Relatos da indústria:
O objetivo desta vertente é fomentar a cooperação academia-indústria-governo através de artigos em que um dos autores esteja associado à indústria-governo. O relato visa compartilhar conhecimentos e experiências na utilização, uso ou adaptação de tecnologias e abordagens colaborativas neste contextos. Acreditamos que estes relatos devem oferecer uma oportunidade para estabelecer cooperações entre pesquisadores e profissionais, bem como para estimular a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação com possível transferência de tecnologia.
Artigos de 1-2 páginas sobre temas relacionados a sistemas colaborativos que apresentam os trabalhos de profissionais do setor produtivo. Espera-se que através destes artigos seja promovida a troca de experiências entre profissionais da academia e indústria. Neste caso, pelo menos 1 dos autores do artigo deve ser filiado a indústria e/ou governo.
- Pesquisas finalizadas aceitas/publicadas
O objetivo desta vertente é trazer para a comunidade pesquisas finalizadas, em particular aquelas já publicadas em veículos de alto impacto no exterior, aumentando assim o alcance interno de trabalhos que muitas vezes são apresentados apenas a plateias estrangeiras. Resultados de pesquisas finalizadas ainda não publicadas também são bem vindas.
Resumo executivo de até 3 páginas que apresentem pesquisas completas e pesquisas já aceitas para publicação em conferências ou periódicos com foco em tecnologias colaborativas, de modo a ampliar a divulgação dessas pesquisas na comunidade latino-americana. Espera-se que nestes resumos estejam claros o problema de pesquisa investigado, a solução proposta, a forma de avaliação, os resultados obtidos e a comparação com trabalhos relacionados.
- Trabalhos Completos:
O objetivo desta vertente é discutir os resultados alcançados por pesquisas finalizadas. Através dessa discussão espera-se contribuir para a divulgação da pesquisa, para o fortalecimento da área de sistemas colaborativos no Brasil e fomentar o desenvolvimento de novas pesquisas a partir da experiência relatada.
Nesta vertente são esperadas submissões de artigos com até 12 páginas sobre temas relacionados a sistemas colaborativos. Deve ser apresentado o contexto de trabalho e o problema investigado, bem como objetivos, solução proposta, metodologia, fundamentação teórica e trabalhos relacionados, avaliação dos resultados e conclusões.
Uma edição especial do SBC Journal on Interactive Systems (JIS) está em discussão para considerar os três melhores artigos do SBSC 2021 da categoria de Trabalhos Completos. O JIS é um jornal da Sociedade Brasileira de Computação mantido pelos grupos de interesse em Realidade Virtual, Interação Humano-Computador e Jogos. Mais detalhes aqui: https://seer.ufrgs.br/jis
Os trabalhos submetidos devem estar no modelo de artigos da SBC em formato PDF, e a submissão deve ser feita via JEMS. Os arquivos devem ser anônimos e os trabalhos não devem citar os respectivos nomes dos Projetos e Universidades (revisão às cegas).
Submissões que não estiverem em conformidade com o formato de submissão exigido, estiverem fora do escopo do simpósio ou que foram enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou revista) serão rejeitadas sem revisão, com exceção dos artigos na categoria Pesquisas finalizadas aceitas/publicadas. Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do Comitê de Programa.
Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com os Coordenadores do Comitê de Programa através dos emails julibsf@gmail.com e cleidson.desouza@acm.org.