Marcos Kalinowski

É um cientista na área de engenharia de software que atua como professor e coordenador de pós-graduação do Departamento de Informática da PUC-Rio. Suas principais áreas de interesse incluem engenharia de software experimental, qualidade de software e engenharia de software para transformação digital. Ele coordena pesquisas e projetos de pesquisa aplicada em parceria com a indústria no Laboratório de Engenharia de Software. Ele também coordena a iniciativa de apoio à transformação digital de empresas parceiras ExACTa PUC-Rio. Em 2015 foi eleito membro da  rede de excelência em pesquisa em engenharia de software experimental ISERN (International Software Engineering Research Network). Ele passou mais de dez anos trabalhando na indústria de software (como desenvolvedor, gerente, consultor e diretor) antes de se tornar professor. Sua pesquisa tem profundo foco nos problemas e necessidades da indústria de software. Ao longo dos anos, ele publicou mais de 130 artigos revisados por pares, muitos dos quais nos principais periódicos e conferências científicas  de sua área de atuação. Ele atua no Journal of Systems and Software como editor da trilha In-Practice e membro do conselho editorial. Mais informações, incluindo a versão dos autores de todas as suas publicações, podem ser encontradas em http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

Minicurso: “Métodos de Pesquisa Survey em Ciência da Computação”

Surveys são uma estratégia de pesquisa importante e frequentemente usada em ciência da computação. No entanto, a pesquisa survey tem sido menos frequentemente discutida nesta área sob a ótica metodológica do que outros tipos de pesquisa. Desta forma, surveys realizados em ciência da computação comumente apresentam deficiências metodológicas que podem comprometer a validade da pesquisa como um todo.

Este curso apresenta os fundamentos da metodologia de pesquisa survey e suas melhores práticas. Além disso, lições aprendidas a respeito de questões importantes e desafiadoras – obtidas a partir de experiências com vários surveys internacionais de larga escala – serão discutidas. Uma ênfase particular será dada ao projeto de surveys e à interação entre a pesquisa survey e a construção de teoria. Os tópicos do curso também incluem melhores práticas e lições aprendidas sobre amostragem, coleta de dados, análise estatística (incluindo análise Bayesiana e modelagem de equações estruturais), análise qualitativa e considerações sobre a avaliação de construtos psicológicos.